domingo, 4 de setembro de 2011

Diagrama de Gantt

Gantt
O Diagrama de Gantt, ou Gráfico de Gantt, é uma ferramenta de gestão muito usada em Gestão de Projetos. É uma ferramenta que torna visível a linha do tempo do projeto, qualquer que seja ele, e pode ser até usado no Plano de Negócios. Existem softwares que auxiliam na construção deste gráfico como o OpenProj, que você encontra aqui no Papo Empreendedorismo essa série de 3 artigos explicando de forma eficiente como usar esse software, o Microsoft Project, que é pago, e o GanttProject, que estou escrevendo um tutorial mais completo sobre ele. 


O gráfico de Gantt tem uma estrutura bem simples. No eixo horizontal podem estar os dias, semanas, meses, enfim, a linha do tempo do projeto. No eixo vertical estão as atividades a serem realizadas. Cada "bloco" representa uma atividade. O tamanho do bloco, em relação ao eixo vertical, define o tempo previsto que essa atividade levará. Dessa forma o gráfico mostra em qual período será (ou serão) realizada(as) qual(ais) atividade(s). Observe o exemplo abaixo. 



As letras representam as atividades e os números a linha do tempo. Analisando o gráfico acima você pode observar que a atividade A começa logo no início do projeto, junto com a atividade C, e termina no tempo determinado "2", junto com a atividade C. Em seguida inicia-se a atividade B, ao mesmo tempo em que se dá início a atividade D, e assim sucessivamente. As diferenças nas cores das barras de cada atividade pode variar de projeto para projeto. Pode ser que você use a cor azul para uma atividade que será realizada por você e a cor vermelha uma atividade que será realizada pelo seu sócio, por exemplo. Depende de como você deseja organizar seu projeto.
-->
No nosso exemplo usado na série sobre o OpenProj, em que o projeto é abrir uma loja de materiais de construção, o próprio software mostra o gráfico de Gantt do projeto. Veja na imagem o exemplo do gráfico de Gantt gerado no nosso projeto. Observe que em cada linha do gráfico você pode ver qual o nome da atividade a ser realizada. 


Gantt do nosso exemplo de projeto gerado no OpenProj

Utilize essa ferramenta para gerir seus projetos e verá que se tornará muito mais fácil de organiza-los. Também é possível montar um gráfico de Gantt no Excel. Basta digitar nas colunas as datas, nas linhas as atividades e preencher a tabela com as cores. Observe esse gráfico que fiz para organizar minha dura vida de estudante universitário (gráfico de 2011). Dê uma olhada nele e tente fazer um semelhante para organizar seus projetos. 


Gráfico de Gantt feito no excel para organizar minha vida de estudante

Lembre-se que os artigos sobre ferramentas e dicas mostradas aqui no Papo Empreendedorismo são feitos com intuito de ajudar os nossos leitores a gerirem melhor seu tempo e seus negócios. Portanto não deixe de colocar em prática essas dicas. Para qualquer dúvida deixe seu comentário. E como disse acima estou escrevendo um tutorial completo sobre o GanttProject. Em breve postarei aqui no blog. Para receber novidades e compartilhar conteúdo sobre empreendedorismo com seus amigos deixe seu curtir na fanpage do blog no Facebook e siga no Twiiter.

Você também vai gostar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário