quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Folha de verificação



Mais uma ferramenta de gerenciamento muito bacana que você, empreendedor, pode usar com muita facilidade em seu empreendimento. A lógica dessa ferramenta é bem simples e pode ser usada por qualquer pessoa. Muito usada no controle e no monitoramento do processo de produção e no controle da qualidade. Ajuda a encontrar quais são os maiores problemas principalmente em empresa de manufatura. Mas também pode ser usado em empresas de serviço, por exemplo.




A Folha de Verificação se constitui em uma planilha onde em uma coluna são colocados quais os problemas que estão ocorrendo e em outra coluna a quantidade de vezes que eles apareceram. Nesta mesma planilha também são colocados o nome de quem levantou os dados, o horário em que foi realizado o levantamento entres outros dados que forem relevantes para o controle do processo.


Veja o exemplo abaixo. A primeira coluna a esquerda mostra os defeitos encontrados em uma linha de produção (não repare por eu usar o exemplo de linha de produção porquê faço engenharia de produção, então posso explicar melhor a ferramenta usando uma aplicação da minha área), as cinco colunas do meio representam os dias de uma determinada semana do mês de outubro e a última coluna a direita, o total de ocorrências de um determinado defeito durante essa semana. No dia 12 foram encontrados dois casos do defeito C e 12 casos de defeitos em geral.



Nesse outro exemplo temos um controle do número de horas-extras que cada funcionário de uma empresa realizaram ao decorrer da semana. Esse documento é muito importante no controle das horas-extras para o setor de RH.


Você também vai gostar:




Nenhum comentário:

Postar um comentário